14 de maio de 2007

Exemplo a seguir


Hoje, o jornal Correio da Manhã traz uma notícia acerca dos resultados dos exames nacionais, nomeadamente os resultados de Língua Portuguesa e Matemática do 9.º ano de escolaridade (http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=242291&idselect=10&idCanal=10&p=200). Pois bem, mais uma vez os resultados são péssimos, mas no meio desta floresta nacional tão negra, surge uma luz de esperança, chamada Arruda dos Vinhos. É que foi a única escola a nível nacional que obteve positiva no exame de Matemática do 9.º ano. Se juntarmos a esse feito o 3.º lugar alcançado no exame de Língua Portuguesa, então devemos procurar saber o porquê desse sucesso.


Poderia-se pensar que se trata de uma escola privada com um grau de exigência superior, pois não é, é pública, mas com nuances, e é aí que está a chave do sucesso. A escola é publica, universal e gratuita mas a forma de gestão é rara, já que se trata de uma escola pertença de privados em que o Estado, através de protocolos, delegou na mesma as competências da escola pública tout court, excepto no plano de gestão, a nível sobretudo de gestão do pessoal docente e discente e na exigência de civilidade por parte da comunidade escolar, pais incluidos.


O corpo docente é efectivo a quase 100% e a direcção da escola (os donos) têm competência para escolher o corpo docente, ou melhor dito, têm poder de influência junto do Ministério de Educação na sua escolha. Quem se "porta mal" vai-se embora. Como se trata da única escola do concelho de Arruda dos Vinhos, aliás o seu nome se fosse uma escola "normal" seria Escola Básica 2.º e 3.º ciclos e Secundária, uma vez que ali se trabalha do 5.º ao 12.º anos de escolaridade, mas o nome oficial é "Externato João Alberto Faria" (http://www.ejaf.pt/index.html).


A escola tem fama na região e muitos pais dos concelhos vizinhos fazem tudo por tudo para colocarem lá os seus filhos a trabalhar. É o meu caso, coloquei lá a minha filha que está no 9.º ano, só me arrependo de não a ter colocado logo no 5.º ano. Foi sempre boa aluna, mas no 8.º ano começou a baixar um pouco os resultados. Estava a estudar numa escola em que o corpo docente era mais instável e sobretudo a escola não tinha projecto educativo eficaz, o que levava à desmotivação, a esse factor juntava-se outro não menos importante, a escola não tinha mão nos alunos problemáticos, ora isso destrói por completo o gosto e o prazer de trabalhar, quer dos professores, quer dos alunos que querem progredir.


Arruda dos Vinhos tem isso tudo, ali respira-se eficiência e método, os alunos preguiçosos e rebeldes sentem-se mal naquela escola, para além de os professores terem "mão", os restantes alunos exercem censura moral e cívica e só têm dois caminhos: ou mudam de rumo ou eles próprios acabam por abandonar a escola. A minha filha adora aquela escola, as notas subiram, o trabalho que lhe é exigido pelos professores aumentou substancialmente, mas ela não se queixa, pelo contrário, tem-lhe gosto e só lamenta que haja férias e fins-de-semana, pois gosta de tudo, do método e das pessoas (alunos, professores e pessoal auxiliar).


Pergunta-se: quando é que o Ministério da Educação está disposto a enfrentar todos os lobbies e fazer com que este modelo se propague a todas as escola do país?

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