22 de maio de 2007

Liberdade: que liberdade? (III)


Só hoje a RTP se dignou dar conta do episódio de censura, consubstanciado num processo disciplinar, que a Directora Regional de Educação do Norte aplicou a um professor destacado na mesma direcção, depois deste ter dito uma piada sobre a licenciatura do Primeiro-Ministro, José Sócrates. Até agora ainda ninguém sabia o conteúdo, mas ouvi no Telejornal que a piada de Fernando Charrua terá sido, em conversa com um colega: "Se precisares de um doutoramento tens que enviar por fax".
Confesso que pensei, quando soube no Domingo, que a piada teria carácter ordinário e reles, digamos brejeira, e que a senhora, talvez púdica, tivesse ficado escandalizada. Ora a ser verdade que a piada foi a que a RTP veiculou, então o caso é altamente gravíssimo. Estamos perante um acto facista do mais puro que há.
Vem o Ministério da Educação dizer que, não foi ouvido nem achado no levantamento do processo disciplianr ao professor Fernando Charrua, que esse acto coube integralmente à directora. Então, vamos aguardar pelo desfecho do processo disciplinar, e como muito certamente os tribunais também vão ser chamados a pronunciar-se, para saber qual o destino não já só do professor, mas principalmente da directora. Estaremos atentos.

Mas este caso só veio mostrar, mais uma vez, a vitalidade da blogosfera portuguesa. Os meios de comunicação tradicionais fazem tudo por tudo por passar ao lado da blogosfera, mais a televisão, menos os jornais, mas a pressão é tanta que vêem-se forçados a seguir a "agenda blogosférica". Pode ser transitório, vamos ver, mas desde o episódio da licenciatura do Primeiro-Ministro, tem sido a blogosfera a marcar a agenda mediática dos meios de comunicação tradicionais.

Sem comentários: