8 de maio de 2007

Eterno mau perder

A esquerda, e principalmente a esquerda portuguesa, sempre conviveu mal com as derrotas eleitorais e políticas. A direita, na óptica dos que se dizem de esquerda, só traz problemas e conflitos: ou porque as liberdades serão diminuídas, ou porque a economia será entregue ao "grande capital", ou porque os direitos socias serão reduzidos, etc, etc. Ou seja da direita nada de bom. Em contrapartida eles, a esquerda, trarão a paz e o progresso.
Esquecem-se do facto tão simples como este: se a direita vence é porque o povo quis. No entanto vislumbram sempre acções de bastidores para justificar a vitória da direita.
Eu vejo muita gente de direita a concordar com muitos aspectos e posicionamentos que a esquerda defende, e que ela acha que é dona, mas nunca vi os que se dizem de esquerda dizer bem e concordar com princípios defendidos pela direita.
A vitória de Nicolas Sarcozy em França é paradigmático disso. A esquerda arcaica já diz que virão maus tempos por aquelas bandas, e que há que estar alerta para não se espalharem pela Europa.
A esquerda ainda não percebeu que enquanto subscrever o lema do padre Américo: "não há rapazes maus" está a dar um grande contributo para a direita vencer eleições, e quanto mais tempo passar sem revisão do lema mais a extrema direita crescerá.

Sem comentários: