28 de janeiro de 2008

À consideração de Marinho Pinto

ridiculous

«Ridículo», diz Júdice

(in Portugal Diário)

2003/07/05 | 19:33

"Para o bastonário da ordem dos Advogados o argumento de pressão é «ridículo».

O bastonário da ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, considerou este sábado «ridículo» o argumento alegadamente utilizado pelo juiz do caso de pedofilia na Casa Pia de que o PS o terá pressionado, bem como ao Presidente da República.

«É ridículo. Se o ridículo matasse, hoje tinham morrido gente», disse à Agência Lusa o bastonário José Miguel Júdice, comentando a informação do «Jornal de Notícias/JN» de que o juiz Rui Teixeira, no despacho que fundamenta a prisão do deputado Paulo Pedroso, fala em pressões do PS ao mais alto nível, incluindo Presidente da República, presidente da Assembleia da República, Procurador-geral da República, ministro do Governo e o próprio bastonário.

Dizendo que tudo isto é «caricato» e que «seria grave» que a prisão preventiva de Paulo Pedroso se fundamentasse basicamente nas alegadas pressões do PS, Júdice comentou: «Não sabia que me tinham metido neste filme sem me terem contactado antes».

«Se eu fui alvo de pressões ou fiz pressão, o melhor seria alguém perguntar ou ouvir a minha versão antes de dizer» o que quer que fosse, criticou, salientando que não faz pressões, nem é «pressionável».

Questionado sobre o facto de constar num grupo de pessoas alegadamente pressionadas e em que também está Jorge Sampaio, Mota Amaral e Souto de Moura, o bastonário notou que o meteram num «caldeirão» que «tem muita honra», pois trata-se das principais figuras do país.

O bastonário entende que é «estranho» que matérias em segredo de justiça apareçam sistematicamente nas páginas dos jornais, sendo esta situação «intolerável» não por culpa dos jornalistas, que cumprem o seu papel, mas de quem entrega tais documentos, cometendo assim um crime público (violação do segredo de justiça).

Para José Miguel Júdice estão a transformar o segredo de justiça numa «fantochada» e, se assim é, mais vale então deixar de ser crime, pois o que se passa «é uma vergonha».

Segundo o «JN», o juiz Rui Teixeira, do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, diz no despacho que determinou a prisão preventiva de Paulo Pedroso, que o arguido e os seus «amigos» usaram todos os pretextos para pressionar a Justiça.

Os documentos a que o jornal teve acesso referem muitas outras pressões, designadamente «a José Miguel Júdice, bem como tentativas junto de Jorge Sampaio, Mota Amaral e de Souto Moura para tentar, por todas as vias, impedir o curso e a tramitação normal e legal do inquérito».

Estes argumentos foram também utilizados pelo procurador João Guerra, que dirige as investigações, nas contra-alegações ao pedido de libertação de Paulo Pedroso, interposto pelo seu advogado Celso Cruzeiro.

Além de Paulo Pedroso, estão ainda em prisão preventiva no âmbito do caso Casa Pia o apresentador de televisão Carlos Cruz, o diplomata Jorge Ritto, o médico João Ferreira Diniz, o advogado Hugo Marçal, o ex-provedor adjunto da Casa Pia Manuel Abrantes e o ex-funcionário casapiano Carlos Silvino «Bibi», este último com a acusação já deduzida.

Outras pessoas, incluindo o humorista e apresentador de televisão Herman José e o arqueólogo subaquático Francisco Alves, são também arguidos no processo, mas estão em liberdade mediante medidas de coacção menos gravosas."

Sem comentários: