27 de julho de 2007

É isto jornalismo?

Ontem, uma mãe, desiquilibrada psicologicamente, diria que muito, mesmo, atirou o seu filho, de quase dois anos de idade, janela fora para a rua, desde a altura de um segundo andar, onde residiam, em Linda-a-Velha, Oeiras.
Atente-se como o Correio da Manhã (Miguel Curado) e o Diário de Notícias (Luísa Botinas) dão a notícia, na sua edição impressa, de hoje:

"Osvaldo Gaspar, de quase dois anos, encontrava-se ontem, à hora de fecho desta edição, a lutar entre a vida e a morte no hospital de Santa Maria, em Lisboa, para onde os Bombeiros do Dafundo o transportaram depois de, alegadamente, ter sido atirado pela sua mãe da varanda do segundo andar do prédio onde residiam, no bairro da Quinta de Santo António, em Linda-a-Velha.
"Ele estava cada vez menos reactivo aos estímulos, sinal de que as lesões existentes seriam de grande gravidade", revelaram ao DN os bombeiros. [...] Angélica [a mãe] foi conduzida pelos Bombeiros de Carnaxide à urgência de Psiquiatria do Hospital de São Francisco Xavier."
in Diário de Notícias (2007.07.27)

"Um menino de 18 meses foi ontem atirado para a rua da janela de casa, o 2.º andar de um prédio em Linda-a-Velha, Oeiras, pela mãe, uma angolana de 30 anos que foi detida pela PSP. A criança caiu de rabo e, miraculosamente, sofreu apenas ferimentos ligeiros. [...] De repente [a mãe] largou-o do 2.º andar e fechou-se em casa sem olhar para trás.
[...]
O bebé foi transportado pelos bombeiros ao Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, onde se encontrava ontem à noite, livre de perigo".
in Correio da Manhã (2007.07.27)

Veja as diferenças:

DN - "... a lutar entre a vida e a morte..."
CM - "... sofreu apenas ferimentos ligeiros..."

DN - "... [a criança] encontrava-se... no hospital de Santa Maria, em Lisboa, para onde os bombeiros do Dafundo o transportaram..."
CM - "O bebé foi transportado pelos bombeiros ao Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, onde se encontrava ontem à noite, livre de perigo."


Afinal, quantas crianças foram ontem atiradas janela fora, pela própria mãe, em Linda-a-Velha?

2 comentários:

Anónimo disse...

brilhante.
~depois disto nada hà a dizer,de facto.

Anónimo disse...

felizmente há excepções.
mas são muito poucas, mesmo pouquíssimas e são excluídos!