10 de julho de 2007

Mais um. Venha o próximo.

A fúria persecutória contra os blogues continua. Desta vez foi a senhora directora do Museu Grão Vasco de Viseu, Ana Paula Abrantes, que não gostou do que o jornal Voz das Beiras (aqui, aqui e aqui) e o respectivo blogue, o InApto, publicaram acerca de si e dos seus predicados profissionais, e vai daí processo neles.

A notificação da Polícia Judiciária chega ao ponto de pedir a identificação dos que deixaram comentários na caixa do blogue, à data dos factos. Tudo indica que o poder judicial entende que os comentários num blogue funcionam como "cartas ao director", por analogia com um jornal.

Pergunta-se:

"Se o poder judicial para efeitos de responsabilização entende que um blogue é um jornal, também quando um blogue denúncia factos que lhe foram revelados por fontes que pediram anonimato, o autor do blogue também se pode recusar a revelá-las, socorrendo-se da Lei de Imprensa e do Estatuto do Jornalista? Ou a igualdade só se aplica no capítulo da repressão, por forma a intimidar e silenciar as vozes incómodas?"

Sem comentários: