17 de março de 2009

Cobertor Eléctrico

Nada me aproxima do Partido Nacional Renovador, e muito menos de Mário Machado, líder de um grupo de skinheads, que já foi condenado por crimes racistas,  de posse ilegal de armas e que ainda tem processos pendentes, mas isso também não é obstáculo a que o homem não possa dizer o que lhe passa pela cabeça ou que lhe esteja vedado manifestar-se, assumindo as respectivas consequências dos  seus actos, como é óbvio.

Mário Machado publicou no Fórum Nacional diversos documentos da família de José Sócrates que indicam movimentações de muitos milhões de euros por offshores na Europa e na América.

Os documentos em sim não provam ilegalidades, mas era bom que os visados justificassem como angariaram tantos milhões.

Não posso deixar de assinalar que uma das vezes que Mário Machado foi entrevistado, à porta do tribunal onde estava a ser julgado, ter dito mais ou menos isto, cito de cor: “Eu estou aqui a ser julgado por crimes políticos, mas os verdadeiros criminosos, os pedófilos, ocupam os altos cargos do Estado”.

Vi a reportagem nas notícias  das 13 horas da RTP1, a mesma RTP1 no mesmo dia, no Telejornal das 20 horas, passa a mesma reportagem, só que a parte em que Mário Machado se referia aos pedófilos que ocupam cargos políticos no estado foi cortada.

Isto é o resultado do trabalho da Central de Propaganda entre as 13 e as 20 horas na RTP.

É que se não queriam passar a mensagem, a RTP não tinha nada que se deslocar para a porta do tribunal para recolher as palavras que ele tinha para dizer, fazendo-o tinha por obrigação repetir a reportagem tal qual foi montada para o noticiário das 13 horas.

Estes documentos que agora foram divulgados por Mário Machado, teriam grande repercussão se o mensageiro fosse outro, mas como se trata de quem se trata, está tudo muito caladinho e tudo a assobiar para o lado.

Mas que deu uma chapada de luva branca à comunicação social lá isso deu.

Pergunto-me: porque será que não foram colocar os documentos envoltos no cobertor à porta, por exemplo, do Diário de Notícias, ou do Expresso?

Sem comentários: