30 de junho de 2007

Um combate à altura

    

Amanhã inicia-se a presidência da União Europeia, no entanto já se realizaram reuniões de preparação com membros do parlamento europeu, em Lisboa, no Pavilhão Atlântico.

O Primeiro-Ministro José Sócrates  também esteve presente e à pergunta de um jornalista sobre a intenção da Polónia de reabrir a discussão sobre o sistema de votos atribuído a cada país, previsto no novo tratado europeu, depois de todos os membros, incluindo a Polónia, terem na última reunião de chefes de  estado e de governo, realizada em Bruxelas, concordado com o número de votos atribuido a cada um, disse: “Deve tratar-se de um mal entendido”, num misto de esperança e irritação. Disse ainda que, esse capítulo está fechado e que não vai abri-lo, o que faria com que tudo voltasse à estaca zero.

Vamos ter um choque de titãs duarante os próximos seis meses de presidência portuguesa. De um lado José Sócrates, do outro os gémeos polacos Kaczynski: Presidente, um, o outro, Primeiro-Ministro.

Vamos ver quem leva a Taça de Tiranete Europeu. Um contra dois não é fácil, mas com esforço e dedicação, José Sócrates, por aquilo que se tem visto, tem muitas hipóteses de trazer o "caneco" para Portugal.

Sem comentários: