13 de junho de 2007

O rosto que convém

Trichet, Presidente do BCE


Jean-Claude Trichet, Presidente do Banco Central Europeu (BCE), é o rosto da constante subida das taxas de juro na zona euro. Faz o papel de mau da fita, o que para o goveno português é uma benção, pois desse modo sacode a água do capote. Mas isso não corresponde à verdade. Pese embora a decisão da subida das taxas de juro seja da competência do BCE, isso não invalida, pelo contrário, que o governo português não tomasse medidas que amortecessem o aumento constante dos encargos dos empréstimos, sobretudo os da habitação.
Gostaria de saber quantos portugueses já ficaram sem casa, desde que se inicou esta escalada da subida das taxas de juro? Os portugueses têm que culpar o governo por isso, este e os outros, foram eles que nos meteram nesta situação, ao fazer o país entrar na zona euro, criando a ilusão que iríamos aguentar o embate. Nada mais falso. Hoje estamos a pagar a nossa impreparação económica e financeira da maneira mais dolorosa e, o povo assiste a tudo isto resignado, fatalista, sem tomar nenhuma acção. Estamos todos anestesiados. Qualquer dia nem com estimulantes vamos lá.
Não sei é como há pessoas que, ainda, se admiram com os valores das sondagens atribuídos ao governo e a José Sócrates, ao fim de mais de dois anos de governação. Pudera, com um povo destes no estado semi-comatoso em que se encontra, até o rato Mickey, como dizia a outra, obtinha resultados semelhantes.

Sem comentários: