22 de setembro de 2009

O Segredo, segundo a TV Guia

Piercing Cris 1576.jpg


Em plena campanha eleitoral, a uma semana das eleições legislativas, a máquina da mentira, das meias-verdades, ou meias-mentiras, da verdade assim-assim, implementada pelos homens e mulheres de Sócrates atingiu o zénite: depois de terem corrido com a Manuela Moura Guedes dos ecrãs da TVI, e de se mostrarem chocados com as práticas corruptas levadas a cabo em eleições internas da distrital do PSD de Lisboa, que a revista Sábado deu eco, e que à falta de elementos factuais que lesassem o comportamento moral, ético e político de Manuela Ferreira Leite ao longo dos seus 69 anos de vida, pessoal e pública, vá de arranjar mais uns "dados" contra António Preto e Helena Lopes da Costa. Então não foi Manuela Ferreira Leite que os escolheu para a lista de candidatos a deputados? Já que ainda não arranjámos "factos" incriminatórios directos, e dia 27 está ali mesmo ao virar da esquina, toma lá uns "factos" indirectos, que pelo menos terão o condão de a salpicar. Claro, como também foi dito na Quadratura do Círculo, a mãozinha dos homens e mulheres de Pedro Passos Coelho também por aí anda.

A guerra suja na imprensa escrita é de tal ordem que mete Diário de Notícias contra Público, Cavaco contra Sócrates, o Sol diz que José Manuel Fernandes está de malas aviadas para sair do cargo de director do Público, o 24 Horas diz que Manuela Moura Guedes está a ansiolíticos. Até o humorista revolucionário "Jel" vem dizer que os homens de Sócrates cortaram-lhe o pio na SIC.

Mas isto para quem anda no mundo dos jornais, dos blogues e redes sociais já nada surpreende vindo da máfia socrática.

Como os indicadores apontam, os jornais (versão em papel) têm perdido leitores a uma velocidade vertiginosa, o mundo dos blogues e das redes sociais alimentam-se entre si e da, e para, a imprensa.

O universo eleitoral é muito mais que isto, e os homens de Sócrates sabem muito bem que as eleições não se vão decidir nos jornais, nos blogues e nas televisões, quando muito só vincam as decisões há muito tomadas.

Mas a máquina não pára, e se os jornais estão na mó de baixo, a imprensa cor-de-rosa está na mó de cima e quem a lê, não lê jornais, não lê blogues políticos, não anda nas redes sociais onde andam os feiticeiros da política. E nestas eleições cada voto conta, e muito.

Neste contexto surge a revista TV Guia, que já tinha em números anteriores feito muitos servicinhos a Sócrates, nomeadamente os ditos "flagras" dele com a sua "namorada", grande repórter no jornal do Marcelino deles.

A TV Guia desta sexta-feira faz um número de circo digno do Cirque du Soleil, capa com Sócrates e entrevista com a mãe: Maria Adelaide Pinto de Sousa.

É evidente que esta entrevista em vésperas de eleições não fora acordada com o filho e a sua central de comunicações de que a TV Guia é um braço armado na imprensa cor-de-rosa para o Zé Povinho ler. Como todos sabemos a mãe de Sócrates é useira e vezeira em entrevistas. Fala pelos cotovelos com a imprensa.

A TV Guia diz-nos pela boca da mãe de Sócrates que o filho é rico, muito rico, que não é com 1200 contos por mês, que o seu rebento aufere como presidente do conselho, que ele se governa, mas sim com a herança que o avô lhe deixou, já que foi o único, que dos bens que a mãe distribuiu, que preferiu a herança em dinheiro.

Pelo meio, ainda vem referido que nas veias de Sócrates há sangue azul, que a fortuna veio do volfrâmio vendido aos alemães durante a II Guerra Mundial, já que estes eram de boas contas ao contrário dos ingleses. Palavras da mãe de Sócrates, segundo a TV Guia da Luísa Jeremias.

Maria Adelaide Pinto de Sousa que gosta muito da TV Guia até disse que embora seja Testemunha de Jeová, desde o tempo da "outra senhora", coisa que segundo a revista também faz parte de anti-facista que se preze, pois segundo os jornalistas, que percorreram mais de 400 quilómetros para irem ao chamamento da mãezinha de Sócrates, era coisa que obrigava os seus seguidores a muita cautela e alguma coragem até, no próximo domingo, dia de eleições, deixa de ser Testemunha de Jeová por breves minutos, para colocar a cruzinha no partido do filho.

Também ficamos a saber das desgraças da família no campo da saúde de alguns dos familiares de Sócrates. Sim, ele é humano como todos nós.

Pela minha parte, agradeço à mãe de Sócrates e à TV Guia o facto de me terem elucidado qual a fonte da boa vida de Sócrates.

Com tantos pergaminhos e ilustres antepassados, está demonstrado que Sócrates jamais precisaria de dinheiro de proveniência ilegal, e que a inteligência é coisa genética, a par da beleza.

Mas o que retenho da entrevista da mãe de Sócrates à TV Guia é uma imagem da senhora em camisa de dormir e de chinelos, à porta de casa a sacudir um pano. Fez-me lembrar a entrevista de Valentim Loureiro à porta de sua casa em roupão e de chinelos aquando do despoletamento do caso "Apito Dourado".

Valentim Loureiro viria a ganhar as eleições para Gondomar. Quem sabe se a história não se repete?

O Zé Povinho que enxameia consultórios, cabeleireiros e outras salas de espera e os que compram a TV Guia, ao ler a entrevista da mãezinha de Sócrates, via central de comunicações, dirá: "Coitado, têm dito e feito tanto mal a este homem e agora ficamos a saber que é a mãe a fonte por onde jorra o dinheiro".

Mário Soares também leu a TV Guia e Sócrates já sabe que pode contar com o seu votozinho.

1 comentário:

Paulo disse...

Se o Sócrates enriqueceu com a herança do avô então deve ter pago uma fortuna em imposto de selo... e os irmão devem ter pago ainda mais, pelo menos em IMT... pelo menos é assim que as pessoas sérias têm de fazer quando recebem uma herança...

Pode ser que sim... Mas não acredito...