15 de maio de 2007

Mãe Coragem


Face à histeria mediática que se abateu sobre o caso da menina desaparecida no Algarve, algumas vozes se levantaram, e com razão, a interrogar porque é que no caso das crianças portuguesas desaparecidas não aconteceu o mesmo tratamento, quer por parte da investigação e dos meios à sua disposição, quer por parte da comunicação social. Muitos de nós sabe que a principal diferença reside no facto da menina, apesar de ter sido alvo de um acto ignominioso, ser inglesa e de os seus pais serem médicos. O facto de ser inglesa e de o turismo do Algarve assentar quase exclusivamente nessa nacionalidade, fez soar as campainhas.


Não é em vão que as mais altas instâncias políticas portuguesas fazem pressão junto dos órgãos de investigação criminal para que neste caso específico ter que haver resultados. Resultados que podem, ou não, significar chegar à solução completa e cabal do caso, e até ao momento isso ainda não é líquido, mas tão só mostrar trabalho. Que tudo está a mexer.


Chegados aqui, e depois deste caso ser resolvido, pergunto se a seguir os vários poderes vão empreender uma cruzada até obter respostas no caso das crianças portuguesas desaparecidas. Não deve haver, não há, dor maior que o desaparecimento de um filho. Os pais a quem desaparece um filho sofrem em vida o maior horror que pode ser infligido a um ser humano: sentir-se morto e ser obrigado a viver.


O espelho disso é essa mãe, mulher portuguesa, em que o desaparecimento do seu filho, Rui Pedro, em 1998 em Lousada, causou nela estragos que são por demais vísiveis. Ela diz que lhe caiu uma montanha em cima e que não há ninguém que lhe tire esse peso, mas apesar de a mãe e a mulher que foi até ao momento do desaparecimento do seu filho ter morrido, ela, mesmo combalida, despedaçada foi buscar forças, sabe-se lá onde, para empreender uma luta de busca incessante do seu filho que perdura até hoje. O seu nome é: FILOMENA TEIXEIRA.


Ela é a arauta de todas as mães portuguesas, e de todo o mundo, a quem um dia lhes foi "retirado", por malvadez, o bem mais mais precioso: um filho.


Nota: Para que não se pense que o tratamento dispensado ao desaparecimento da menina no Algarve casou perplexidade só em Portugal, por contraposição às crianças portuguesas ainda desaparecidas, a verdade é que este caso também faz interrogar os ingleses por que é que no caso das crianças inglesas, também ainda desaparecidas, a atenção da comunicação social e da sociedade inglesas não foram, e não são, as mesmas. Exemplo disso é este alerta deixado por um cidadão inglês num fórum de um jornal inglês na Internet:


"Well, I’ve a huge work for those who really care about the others (and not only about the last beautiful couple they saw in the TV suffering): try to do something about these


79 MISSING KIDS


- Mário Borja-Valencia / missing date: 08-May-2001 / missing city: London

- Sandy Jardine Davidson / missing date: 22-Apr-1976 / missing city: Irvine

- Muzamil Hussain and sister / missing date: 21-Feb-2006 / missing city: Birmingham

- Janique Irving / missing date: 02-Mar-2001 / missing city: Manchester

- Ashia Jabbi / missing date: 18-Jan-2006 /missing city: Lewisham

- Djany Kailunda / missing date: 15-Jun-1999 / missing city: London

- Ying Lee / missing date: 26-Sep-2006 / missing city: Barnsley

- Lillian Sarah Lyustiger / missing date: 04-Nov-2005 / missing city: London

- Maya Leila Mahmoud / missing date: 24-Mar-2007 / missing city: Doncaster

- Nial Hamdan Mbarak / missing date: 01-Mar-2005 / missing city: Coventry

- Lisa Marie Michael / missing date: 07-Sep-2000 / missing city: Derby

- Minh Anh Nguyen / missing date: 20-Apr-2007 / missing city: Lewisham

- Elizabeth Ogungbayibi / missing date: 26-Sep-2006 / missing city: Manchester

- Ashley Ojeuderie / missing date: 01-Sep-2005 / missing city: Watford

- Guilia Ioana Paulet / missing date: 07-Dec-2000 / missing country : UK

- Anita Adriah Rajoelina / missing date: 15-Dec-2002 / missing city: High Wycombe

- Nassima Sadia / missing date: 20-Apr-2006 / missing city: Belfast

- Nayfat Salim / missing date: 01-Mar-2005 / missing city: Coventry

- Charles Watkinson / missing date: 05-Abr-2006 / missing city: Lambeth


I refer only 19 cases, but there are 79 kids missing. I choose those who were about the same age or less than Madeleine the moment they disappeared. Of course all the others deserve the same interest and concern, after all, what’s the difference of loosing a son or daughter with 5, 10, 15 or more years? I think there is no difference. For those of you who have been praying and/or pressing the media and authorities, and still are, I think maybe you could dispense also some of your attention to these 79, don’t you?"

Sem comentários: